Contraste |
| |

    Educação Ambiental: Metodologias Aplicadas da Teoria a Prática

    Créditos: 2
    Docente: Viviane Modesto Arruda

    Ementa: Epistemologia da Educação Ambiental e os antecedentes históricos. Princípios e estratégias de educação ambiental. As relações entre a sociedade e a natureza. Bases da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico metodológico. Ética ambiental. Diferentes tipos de abordagens e metodologias em Educação Ambiental. Educação Ambiental formal. Educação Ambiental como ação transformadora na sociedade. Educação ambiental no processo de gestão ambiental. Contribuições da Educação Ambiental para a segurança da saúde ambiental e humana. Operacionalização das atividades em Educação Ambiental. Organização e orientação para a elaboração e apresentação de Projetos em Educação Ambiental. Projetos de Educação Ambiental e a relação com o ensino e a pesquisa. Avaliação de Projetos pedagógicos em educação ambiental.

    Bibliografia: BARBIERI, J. C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da Agenda 21. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. 
    BERNA, V. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus, 2001. 
    CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: a Formação do Sujeito Ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 
    DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 5. ed. São Paulo: Gaia, 1998. 
    GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 
    GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996. 
    MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 
    MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica.3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 
    PEDRINI, A. G. (org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção Educação Ambiental). 
    PHILIPPI JR, A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental: Signus Editora, 2002. 
    PHILIPPI JR, A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental: desenvolvimento de cursos e projetos. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. NISAM: Signus Editora, 2000. 
    REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. São Paulo: Questões da Nossa Época, n° 41: Cortez, 1995.

    © 2024 UEMG