Métodos de Pesquisa e Seminários

Docentes: Rodrigo Ney Millan e Alan Rodrigues Teixeira Machado

Ementa: Abordagem dos aspectos conceituais, metodológicos e etapas necessárias ao desenvolvimento de pesquisas. Ética na pesquisa. Técnicas de oratória e protocolo de apresentação para públicos. Utilização de recursos audiovisuais. Apresentação dos projetos de pesquisa dos alunos. Análise das etapas alcançadas pelos alunos em suas pesquisas de acordo com o cronograma de atividades, permitindo a adequação e pleno desenvolvimento dos projetos.

Bibliografia: Devido à natureza da atividade, a maior parte das referências bibliográficas são as mesmas utilizadas pelos alunos em seus projetos de pesquisa.
    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
    GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.
    MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 196 p.
    MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 297 p.
    VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofia à publicação. 6. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.