Contraste |
| |

    PPGARTES

    Defesa de dissertação - Renata Campos Fernandes

    DEFESA DE DISSERTAÇÃO

    RENATA CAMPOS FERNANDES

    Data/Horário:

    31 de março de 2025, às 14 horas.

    Local:

    Virtualmente, pela plataforma Teams: 

    https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./0?context=%7B%22Tid%22:%22e298359b-9b54-45c0-9bb7-690913b34cf8%22,%22Oid%22:%22fdf915fc-377e-44c0-a18d-1efbc0ffa6a1%22%7D

      

    Título da Dissertação: 

    Espectação em movimento: elaboração teórico-prática do conceito do performatividade e de uma trajetória genealógica a partir da Dança.

    Resumo:

    A dissertação elabora a concepção de performatividade como eixo para a reflexão da trajetória experienciada pela autora a partir da Dança. A dissertação questiona se a performatividade se define pela oposição à representação e à técnica codificada vigentes na dança clássica. Apresenta transformações ocorridas ao longo do século XX no que se refere a uso linguístico, tanto no campo da filosofia, da etnologia, quanto das artes. Tal mudança no uso linguístico está relacionada a uma compreensão de que todo texto tem um sentido relativo à posição de quem emite/recepciona e expor as posições implicadas é uma responsabilidade ética. Assim, as representações devem explicitar a perspectiva pela qual ela é construída. A relação emissor-texto-receptor dá lugar a uma relação em que emissão e recepção são funções que concernem a todos os participantes de uma interlocução. Assim, as encenações performativas estabelecem uma relação entre artistas e espectadores em que ambos realizam as ações da cena e se observam reciprocamente. Neste contexto da segunda metade do século XX, os sistemas de movimento criados na dança ocidental se diferem da técnica codificada da dança clássica por não definir formas de movimento a serem reproduzidas, mas fornecer meios de desenvolver a senso-percepção, em que o movimento se dá pela ação de observar. Nas poéticas de dança performativas, tanto o espectador é compreendido no movimento que realiza como o dançarino é compreendido na espectação que também realiza.

    Palavras-chave:

    Performatividade; Representação; Espectação.

    Banca:

    Prof. Dr. Loque Arcanjo Júnior (Orientador/Presidente da Banca)

    Prof. Dr. Luiz Alberto Bavaresco de Naveda (Examinador Interno)

    Profa. Dra. Renata Roel (Examinadora Externa)

    © 2025 UEMG