DEFESA DE DISSERTAÇÃO
RODRIGO KELTON MENDES
Data/Horário:
27 de setembro de 2024, às 14h30min.
Local:
Presencialmente, na sede do Programa de Pós-Graduação em Artes, localizado à rua Paraíba, nº 232, bairro Santa Efigênia - Belo Horizonte/MG.
Título da Dissertação:
Integração ou polivalência? Um estudo sobre a inserção das Artes Integradas no currículo da Rede Municipal de Contagem - MG
Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo investigar como as Artes Integradas se inserem no atual currículo da educação básica na Rede Municipal de Ensino de Contagem no Estado de Minas Gerais. O propósito é analisar, baseado em uma investigação empírica, os desdobramentos e implicações decorrentes da inclusão das Artes Integradas no currículo do Munícipio, buscando-se identificar como são compreendidas e implementadas por professores de Arte dessa Rede. Com base no levantamento e análise do referencial teórico, verificou-se os aspectos históricos do currículo e do ensino em Arte no Brasil, assim como a integração artística presente nos processos de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, realizando entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio, com um grupo de dezessete professores de Arte em sete escolas municipais do Núcleo Regional de Educação Ressaca do Município. Por fim, a pesquisa busca articular a analise das entrevistas com os aspectos teóricos levantados em pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave:
Ensino de Arte; Artes integradas; BNCC; Currículo; Contagem.
Banca:
Profa. Dra. Cláudia Araújo Garcia (Orientadora/Presidente da Banca)
Profa. Dra. Rachel de Souza Vianna (Examinadora Interna)
Profa. Dra. Heloisa Faria Braga Feichas (Examinadora Externa)