Contraste |
| |

    PPGARTES

    Defesa de Dissertação - Nathalia Elisa Bruno de Campos

    DEFESA DE DISSERTAÇÃO

    NATHALIA ELISA BRUNO DE CAMPOS

    Data/Horário:

    24 de setembro de 2024, às 9 horas.

    Local:

    https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MjNkZTYzYTgtZTA1NC00NDBhLWI2Y2YtM2JkNWY1ODlhY2Ji%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22e298359b-9b54-45c0-9bb7-690913b34cf8%22%2c%22Oid%22%3a%221bb90934-c349-4d84-a0ce-b1175313c1e4%22%7d

    Título da Dissertação: 

    Diagnóstico e perspectivas do Curso Básico de Arte/Educação do CEFART.

    Resumo:

    O objetivo desta pesquisa consiste em levantar referências para subsidiar a construção de um Projeto Pedagógico para o Curso Básico de Arte/Educação – CBAE. Esse curso de nível livre vem sendo oferecido pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica - CEFART da Fundação Clóvis Salgado desde 2017, mas com outras denominações e outra estrutura. Para fundamentar uma reflexão crítica sobre as práticas de formação e os métodos pedagógicos adotados, essa investigação pretende: 1) levantar concepções de ensino de Artes Visuais presentes na literatura do campo; 2) traçar o percurso histórico do CBAE, desde sua fundação até os dias atuais; 3) traçar o perfil e as expectativas dos ingressantes do curso; 4) verificar como estudantes e professores do CEFART avaliam o curso. De caráter descritivo, a investigação envolve a coleta de dados por meio de revisão bibliográfica, levantamento documental, aplicação de formulários e realização de grupos focais com professores e estudantes. Com base na análise dos dados, apresenta-se uma proposta inicial de Projeto Pedagógico para o curso.

    Palavras-chave:

    Arte/Educação; artes visuais; educação museal; formação continuada.

    Banca:

    Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna (Orientadora/Presidente da Banca)

    Profa. Dra. Marilene Oliveira Almeida (Examinadora Interna)

    Profa. Dra. Rosana Andrea Costa de Castro (Examinadora Externa)

    Prof. Dr. Loque Acanjo Júnior (Examinador Suplente Interno)

    © 2025 UEMG