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    PPGARTES

    Defesa de dissertação - Rodrigo Ferraz Madureira

    DEFESA DE DISSERTAÇÃO

    RODRIGO FERRAZ MADUREIRA

    Data/Horário:

    20 de setembro de 2024, às 14 horas.

    Local:

    https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YzBiOGYxYTctMzBjZS00ZWVjLWI1ZDItNzI5NThhZjc4MjAx%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22e298359b-9b54-45c0-9bb7-690913b34cf8%22%2c%22Oid%22%3a%225ec993bd-0c9e-4ee0-9375-c0d772dd2489%22%7d

      

    Título da Dissertação: 

     Abordagens teórico-metodológicas de artistas professores para o ensino e aprendizado do desenho figurativo de memória.

    Resumo:

    O objetivo da pesquisa concentra-se em compreender como os processos de ensino e aprendizado do desenho estão relacionados com a percepção visual e com o entendimento das formas tridimensionais básicas. A hipótese de que a exploração da percepção e memória visual estimulam a elaboração de um repertório visual amplo e diversificado, e, por sua vez, potencializa a criação do desenho figurativo de memória, conduziu as questões norteadoras da pesquisa. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa exploratória, focada na revisão da literatura visando contextualizar historicamente e conceitualmente o tema em questão, e na abordagem qualitativa de análise de conteúdo tendo como referência dados construídos por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 8 professores artistas, 5 brasileiros e 3 estrangeiros, que atuam com disciplinas relacionadas com o ensino do desenho na educação básica e superior. O foco da interlocução foi compreender as concepções de ensino e aprendizado do desenho dos professores artistas entrevistados. A análise dos dados identificou práticas pedagógicas potencializadoras do ensino e aprendizado do desenho nas perspectivas teórico-metodológicas adotadas pelos entrevistados, principalmente em relação à compreensão dos fundamentos que os orientam, da observação e conscientização das dificuldades enfrentadas pelos alunos e da adoção de intervenções individualizadas apropriadas a cada caso analisado. Considerando os dados obtidos com as entrevistas e a literatura já existente quanto aos processos de ensino e aprendizado do desenho, concluiu-se que existe uma linha de ensino que valoriza, com maior enfoque, que a construção de um repertório visual baseado em noções de simplificação da forma como meio de facilitar a compreensão das estruturas que sintetizam o objeto a ser desenhado pode auxiliar e facilitar a criação do desenho figurativo de memória.

    Palavras-chave:

    Processos de ensino e aprendizado do desenho; percepção visual; memória visual; repertório visual.

    Banca:

    Profa. Dra. Marilene Oliveira Almeida (Orientadora/Presidente da Banca)

    Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna (Examinadora Interna)

    Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Examinadora Externa)

    Prof. Dr. Loque Arcanjo Júnior (Examinador Suplente Interno)

    Profa. Dra. Maria de Rosário Tatiana Fernández (Examinadora Suplente Externa)

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