PPGARTES

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

CAROLINA NASCIMENTO VALADARES SANTANA

Data/Horário:

21 de junho de 2024, às 14 horas.

Local:

Auditório da Escola Guignard

Título da Dissertação:

Perspectivas contra coloniais para a leitura de imagens fotográficas de indígenas no acervo do Instituto Moreira Salles – IMS.

Resumo:

A pesquisa tem como objetivo produzir dispositivos de aprendizagem poéticos para uma análise crítica e contra colonial acerca das mudanças que os registros de povos indígenas brasileiros tiveram do século XIX ao século XXI. Para realizar tais análises serão utilizadas algumas imagens presentes no acervo do Instituto Moreira Salles e obras de artistas contemporâneos indígenas. Embasado nos objetos de aprendizagem poéticos como propulsores de ações educativas criativas, o estudo pretende contribuir para a execução da Lei no 11.645/2008, promulgada em 10 março de 2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras.

Palavras-chave:

material educativo; fotografia; povos indígenas brasileiros; objetos de aprendizagem poéticos; Instituto Moreira Salles

Banca:

Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna (Orientadora/Presidente da Banca)

Prof. Dr. Daniel Oliveira Pucciarelli (Coorientador)

Profa. Dra. Lúcia Pompeu de Freitas Campos (Examinadora Interna)

Profa. Dra. Marilene Oliveira Almeida (Examinadora Suplente Interna)

Prof. Dr. Tales Bedeschi Faria (Examinador Externo)

Prof. Dr. Eduardo Antônio de Jesus (Examinador Suplente Externo)