PPGARTES

DEFESA DE DISSERTAÇÃO

MARIANA DE SOUZA RODRIGUES

Data/Horário:

25 de março de 2024, às 08h30min.

Local:

Reunião virtual

Título da Dissertação:

As “rotinas de pensamento” na formação continuada em artes visuais para professoras da educação infantil: um estudo de caso com o acervo da Fundação Clóvis Salgado.

Resumo:

As rotinas de pensamento são um conjunto de estratégias didáticas desenvolvidas pelo Projeto Zero, vinculado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América (EUA), que têm como objetivo promover o desenvolvimento das disposições do pensamento crítico. Elas auxiliam estudantes a descrever, analisar e interpretar obras de arte, gráficos, textos e outros tipos de imagens. Esta pesquisa buscou verificar como um curso de formação continuada baseado nessa metodologia impactou a prática docente de um grupo de professoras de uma Escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Ao longo da formação, as professoras aplicaram as rotinas de pensamento para analisar imagens fotográficas de obras do acervo da Fundação Clóvis Salgado – FCS e, em seguida, adaptaram essas atividades para seu contexto, utilizando as mesmas rotinas e as mesmas imagens em suas aulas. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários, da observação participante e de depoimentos das participantes. Adotando uma abordagem qualitativa, a análise dos dados procurou evidências de compreensão e engajamento das docentes na utilização das rotinas de pensamento. Confirmando a expectativa, os resultados apontam para o fortalecimento do ensino de artes visuais na Educação Infantil, como também para o aprofundamento do interesse das professoras em explorar o potencial de obras de arte com seus estudantes.

Palavras-chave:

mediação cultural; educação infantil; artes visuais; formação de professores; rotinas de pensamento.

Banca:

Profa. Dra. Rachel de Sousa Vianna (Orientadora/Presidente da Banca)

Profa. Dra. Marilene Oliveira Almeida (Examinadora Interna)

Profa. Dra. Mirian Celeste Martins (Examinadora Externa)

Profa. Dra. Débora Mariz (Examinadora Externa)

Profa. Dra. Juliana Cordeiro Soares Branco (Examinadora Suplente Externa)