PPGARTES

Mestranda:

Daniella Cristina Domingues

Título da Dissertação:

"Matéria em Fluxo: o fotográfico nas práticas espaciais"

Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar, na arte contemporânea, manifestações da lógica do índice a partir de como foi delineada por Rosalind Krauss nos ensaios Notes on the index e Notes on the index Part 2, ambos publicados em 1977. Para isto, é traçado um panorama teórico do índice, para então exercitar sua aplicabilidade em obras históricas que traziam a indexicalidade já bastante pronunciada como método e, então, em cada capítulo, demonstrar a presença do índice em obras produzidas posteriormente à produção dos ensaios. As análises são feitas em diálogo com reflexões e notas de processo que integram minha produção artística, que busca, em consonância com as obras escolhidas, investigar a presença do índice manifesta em diversas instâncias da elaboração das obras. Os capítulos se estruturam em torno de três eixos da indexicalidade. São eles: 1. Da impressão; 2. Do rastro e, 3. Da linguagem. No primeiro eixo, da impressão, parto da análise da produção de objetos moldados de Duchamp como uma formação de vocabulário da indexicalidade na escultura no momento de passagem para a contemporaneidade. A presença do índice como emanação dos materiais é discutida em Beuys, que se justapõe e um índice mais concreto característico da transferência e impressão. No mesmo capítulo analiso também obras de Rachel Whiteread e Giuseppe Penone. No segundo capítulo, trato do índice como rastro na produção de instalações. Como exemplo, analiso obras de Saburō Murakami, Ilya Kabakov, Tracey Emin e Jimmie Durham. No terceiro capítulo, observo possibilidades do índice a partir da noção do shifter, um acontecimento no discurso que se manifesta como uma possibilidade epistemológica e também metodológica em várias linguagens; neste capítulo uso como exemplo obras de Marguerite Duras, Jimmie Durham a Aphex Twin. Uma metáfora arqueológica inicia cada capítulo, em reflexões sobre como cada um destes eixos da indexicalidade se manifesta na cultura material e no território, e são lentes para observar a arte contemporânea principalmente no que informa e move esta produção a reprocessar e reescrever acontecimentos históricos, tensionar questões sociais e criar projeções de futuro.

Palavras-chave: Índice, fotográfico, escultura contemporânea, instalação.

Banca:

Prof. Dr. Daniel Oliveira Pucciarelli (Orientador/Presidente da Banca)

Profa. Dra. Lorena D'Arc Menezes de Oliveira (Membro Interno)

Profa. Dra. Júnia Maria da Fonseca Penna (Convidado Externo)

Profa. Dra. Celina Figueiredo Lage (Suplente Interno)