PPGARTES

Chamada para bolsistas: Projeto IconoDiáspora

Prof. Dr. Loque Arcanjo (PPG-ARTES/UEMG), convida para a chamada para estudantes da UEMG interessados em trabalhar com a equipe do projeto.

O que o projeto oferece:

• Trabalhe com professores e estudantes do grupo Corpuslab
    • Aprenda técnicas avançadas e processos de pesquisa de ponta.
    • Dialogue com estudantes e pesquisadores da pós-graduação
    • Bolsa de 400 Reais mensais, financiado pelo CNPq
    • Duração: 6 meses (prorrogáveis).

Atividades do bolsista:

• Alimentação do banco de dados de imagens, textos e links
    • Pesquisa por referência e imagens relacionadas à iconografia da diáspora Africana no Brasil.
    • Anotação de imagens
    • Gerenciamento do website e criação de posts

Perfil esperado do candidato :

• Disponibilidade semanal de 20h
    • Disponibilidade e disciplina para aprender
    • Independência na resolução de problemas
    • Boa escrita e leitura de textos
    • Boa leitura de textos em inglês
    • Abertura ou experiência com computação e dados
    • Estudantes com projetos de pesquisa/arte/TCC na área ou que queiram desenvolver suas carreiras acadêmicas.

Resumo do projeto

Os documentos da herança cultural Africana no Brasil incluem depoimentos, textos e imagens que mostram os traços da ação de pessoas no passado e refletem uma visão colonizadora em sua (in)capacidade de tocar, ouvir, dançar e agir em relação à outra epistemologia. Neste projeto construímos um mapa dos traços da herança Africana na música e dança no Brasil a partir de uma base de dados relacional de textos, imagens e representações de época. O banco será enriquecido pela codificação ou análise relacionados aos registros que permitirão visões mais aprofundadas sobre a coleção, como por exemplo referências à posturas corporais na imagem, corpos, posicionamentos, análise de termos e relações entre termos em textos, citações de instrumentos e danças.  O intuito é identificar relações tácitas na documentação, problemas da capacidade de registro de época, marcadores e características dos interlocutores, entre outros. O projeto termina com a documentação e disseminação pública da base de dados para colaboração (alimentação externa da base) e promoção de estudos em outras instituições.

Quer participar? Mais informações clicando aqui.