Contraste |
| |

    PPGARTES

    OPORTUNIDADE: CHAMADA PARA BOLSA DE PÓS-GRADUAÇÃO/PCRH

    A FAPEMIG acaba de lançar sua chamada 09/2021 – Bolsas de Pós-graduação pelo Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH). O objetivo da iniciativa é aperfeiçoar as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) de Minas Gerais por meio da indução da capacitação de servidores públicos estaduais efetivos e empregados públicos concursados. Espera-se, assim, possibilitar melhor qualificação para a execução de suas atividades dentro da instituição em que atuam.

    Serão concedidas bolsas de especialização (latu sensu) e de mestrado e doutorado (stricto sensu). As bolsas de mestrado terão a duração de 24 meses e as de doutorado, 48 meses. Caso o bolsista já esteja cursando a pós-graduação, com ou sem bolsa, esse período será descontado do limite máximo de cada auxílio.

    Para os casos de especialização lato sensu, será observado o tempo de duração do curso. O auxílio será concedido somente quando envolver cursos com duração mínima de 360 horas ou, nos casos relacionados aos cursos organizados em módulos, estes poderão ser realizados, no máximo, em 24 meses. Importante destacar que os cursos lato sensu somente poderão ser financiados desde que ainda não tenham sido iniciados.

    Serão destinados, ao todo, R$4 milhões para as propostas aprovadas. Elas devem ser submetidas por meio do Sistema Everest na forma de Plano de Trabalho. A data limite para submissão é 8 de novembro de 2021. A previsão é que os resultados sejam divulgados ainda este ano, em 1º de dezembro.

    A chamada pode ser acessada aqui. Anexos estão disponíveis aqui.

    Cursos elegíveis
    O curso stricto sensu (mestrado e doutorado) escolhido deve ser de centro de excelência, avaliado pela Capes com, no mínimo, conceito quatro, e credenciado pelo MEC. Os cursos lato sensu (especialização) deverão ser oferecidos por instituições de ensino superior ou por entidades especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional, conforme especificado no portal do MEC.

    Além disso, as instituições de origem dos proponentes devem estar credenciadas junto ao PCRH e cadastradas na FAPEMIG. Esse cadastro pode ser conferido aqui.

    Saiba mais sobre o Programa de Capacitação de Recursos Humanos clicando aqui. No caso de dúvidas, basta enviar mensagem para a FAPEMIG via Fale Conosco.

    _

    https://fapemig.br/pt/noticias/688/

    © 2024 UEMG