PPGARTES

AULA ABERTA CINEASTA NEVILLE DE ALMEIDA E EXIBIÇÃO DO FILME A DAMA DO LOTAÇÃO NO PPG ARTES

NEVILLE D’ALMEIDA O BEM AVENTURADO DA BELEZA E DO KAOS

Cineasta, roteirista, escritor, ator, fotografo, artista multimídia, ligado à arte contemporânea, instalações, objetos de arte e performance, Neville Duarte de Almeida nasceu em Belo Horizonte, Minas gerais. Iniciou sua trajetória no cinema, em Belo Horizonte, no Centro de Estudo Cinematográficos(CEC). Foi um dos fundadores do CEMICE – Centro Mineiro de Cinema Experimental e estudou teatro, no TU (Teatro Universitário de Minas Gerais). Em 1973, realizou com o artista Hélio Oiticica uma série de instalações, conhecida como COSMOCOCA, também conhecida como QUASI CINEMA, que se tornou uma das primeiras Instalações audiovisuais interativas e sensoriais da História da Arte Contemporânea, obra que hoje possui um pavilhão permanente no MUSEU DO INHOTIM. Com liberdade e ousadia, tornou-se um dos mais polêmicos cineastas brasileiros. Perseguido pela censura da ditadura militar, teve 4 filmes proibidos e interditados. Premiado em vários festivais, entre eles, Brasília, prêmio de melhor diretor. Troféu Glauber Rocha associação dos críticos de cinema. Melhor diretor festival de cinema de Gramado. Seu filme “MANGUE-BANGUE” faz parte da coleção permanente da Cinemateca do MOMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, como “Ícone da Contra Cultura do Cinema Mundial”. Recordista de audiência do cinema brasileiro na televisão, com seu filme Rio Babilônia. “Dama da lotação” foi o terceiro filme mais visto da história do cinema brasileiro. Autor de mais de 25 roteiros originais. Participou de mais de 50 exposições em alguns dos museus mais importantes do mundo. Trabalha e mora no Rio de Janeiro, na Ilha da Gigóia, Brasil.

03 de maio, às 19:00 horas, Auditório da Escola Guignard/UEMG Rua Ascânio Burlamarque, 540, Mangabeiras – Belo Horizonte

04 de maio, às 14:00 horas, Auditório do Programa de Pós-Graduação em Artes/UEMG Rua Paraíba, 232, Santa Efigênia – Belo Horizonte