A UEMG COMEMORA CONCEITO 4 PARA O MESTRADO EM DESIGN

O curso de Mestrado em Design da UEMG obteve nota 4 na avaliação da CAPES divulgada esta semana. É um resultado a ser comemorado, por diversas razões. A nota máxima possível para Programas que ainda não têm doutorado, como é o caso da UEMG, é cinco. Dos treze mestrados acadêmicos em Design existente no país, apenas um, de Desenho Industrial, criado em 1999, obteve conceito maior que aquele conseguido pela UEMG, com nota 5. Além disso, o mestrado em Design da UEMG foi o único dos cursos de Mestrado em Design criado há cinco anos ou menos a obter esse conceito.

Do ponto de vista institucional, a conquista merece ser comemorada também porque a obtenção de um conceito 4 é condição essencial para que possamos propor o primeiro curso de doutorado próprio da Instituição. A criação de doutorados é uma exigência legal para a manutenção do status de Universidade. O reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, que compõe o colegiado do Mestrado em Design, manifestou da seguinte maneira quando soube do resultado da nota obtida junto à CAPES: “Para nós é com muita satisfação que recebemos a noticia que na primeira avaliação trienal da CAPES o nosso Mestrado em Design adquiriu o Conceito 4. Isto demonstra que foi realizado um bom trabalho e que estamos no caminho certo. Com o Conceito 4 obtido já podemos nos candidatar ao doutorado e é isso o que iremos fazer. Estão de parabéns a nossa Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Terezinha Abreu Gontijo, a Coordenadora do Mestrado Profa. Sebastiana Bragança Lana, a Direção da Escola de Design, bem como todo o colegiado, professores e alunos que colaboraram para esta grande conquista. A reitoria não medirá esforços e dará todas as condições para que o Doutorado em Design seja a próxima conquista da UEMG.”

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Terezinha Gontijo, deu ainda mais detalhes da importância ao fato: “O conceito 4 obtido também nos permite pleitear acesso total ao Portal de Periódicos da CAPES, onde, por termos o conceito 3, só tínhamos acesso a duas bases. O resultado obtido beneficia todos os alunos e pesquisadores da Instituição. A avaliação, tão positiva, resulta do trabalho do corpo docente e dos alunos do Mestrado, e reflete o apoio do Conselho Departamental e da Direção da Escola de Design e da Administração Superior da UEMG, à implementação do programa. Ela evidencia, concretamente, o acerto do Governo do Estado ao nos conceder vagas de doutores para compor os quadros do programa. Também estão de parabéns os Professores e alunos do Mestrado em Educação da UEMG, que conseguiram manter o conceito 3 na avaliação realizada pelo respectivo Comitê da CAPES.O curso, que também é recente, iniciado em 2009, no último processo seletivo, realizado para 2014, atraiu mais de 150 candidatos. Certamente, em um futuro bem próximo, como resultado do trabalho consistente e dedicado que vem sendo desenvolvido por seus professores e alunos o Mestrado em Educação conseguirá atingir o conceito 4 e propor seu próprio doutorado, tão desejado e merecido pela Instituição.”