PROFESSOR DO MESTRADO TOMA POSSE COMO MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE NOTÓRIO SABER DA UFMG

NOTÓRIO SABER EUSTÁQUIOCom o objetivo de proceder a análise e emitir parecer sobre pedido de reconhecimento do título de Notório Saber pela UFMG, na manhã do dia 06/07/2021, foi instalada uma das comissões instituídas pela Universidade e que conta com a participação do professor José Eustáquio de Brito.

De acordo com resolução aprovada pelo Conselho Universitário da UFMG, o título de Notório Saber poderá ser concedido pela universidade a “pessoas com alta qualificação, detentoras de saberes acadêmicos, científicos, artísticos e culturais já presentes na Universidade, e de outras tradições científicos, artísticos e culturais, tais como indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das culturas populares e demais tradições.”

Ainda de acordo com os termos da resolução, o título de Notório Saber somente pode ser conferido nas áreas de conhecimento ou áreas afins nas quais a UFMG mantém curso de doutorado devidamente reconhecido. O reconhecimento de Notório Saber será feito mediante aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e objetiva atribuir titulação acadêmica, em nível de Doutorado.

Na avaliação do Professor José Eustáquio de Brito, a validação e reconhecimento de saberes que evidenciam epistemologias muitas vezes invisibilizadas pela cultura acadêmica contribui para a ampliação de diálogos interculturais, valorizando conhecimentos necessários às formas de bem viver.