PROFESSORA DO PPGE PUBLICA LIVRO SOBRE A FORMAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA

PPGE ESTREITO

Resultante de suas pesquisas sobre educação indígena, a professora Karla Cunha Pádua (PPGE-UEMG) publicou, no final de 2020, livro sobre a formação intercultural de professores/as indígenas. A partir de narrativas de participantes da primeira turma do FIEI – Formação Intercultural de Educadores Indígenas, curso oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o livro apresenta modos próprios de pensar a educação, a escola e a formação que muito podem nos ensinar.

A pesquisa foi realizada com professores/as Pataxó da aldeia Muã Mimatxi, localizada em Itapecerica, no Centro-Oeste mineiro que, em um mundo cada vez mais diverso e plural, nos dão lições importantes de como viver e conviver com a diferença, vista como uma riqueza a ser apropriada e ressignificada, a depender da relação com os princípios que regem a sua cultura.

O FIEI - curso de formação em nível superior - trouxe muitas aprendizagens para esses/as professores/as e muitos frutos para a vida coletiva, e o mais importante, ajudou a dinamizar a vida da escola, lugar central da vida comunitária. Algumas ferramentas disponibilizadas no FIEI fizeram mais sentido para esse grupo de professores/as, entre elas, destacamos as pesquisas desenvolvidos ao longo do Percursos Acadêmicos, o instrumento do calendário socioecológico e a ideia de interculturalidade. Os modos como esses elementos foram apropriados e recontextualizados nos ajudam a compreender suas concepções próprias de mundo e a centralidade da escola em seus projetos de vida e de futuro.

O livro pode ser adquirido nas versões impressa ebook.

DOI: 10.31012/978-65-87836-32-4

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO