Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    PRIMEIRA DEFESA DE 2021 DA TURMA XI DO PPGE

    No dia 26 de março de 2021, Alexsandra Moreira de Castro defendeu a sua dissertação sobre Ética em Cursos de Pedagogia, sendo a primeira da sua turma a defender em tempos de pandemia. A defesa do trabalho, ocorrida por meio teleconferência, contou com a ilustre presença da Professora Dra. Terezinha Azerêdo Rios, da Universidade de São Paulo, especialista neste tema.

    O trabalho teve por objetivo responder alguns questionamentos: existe um espaço institucional para se discutir/refletir/dialogar sobre a Ética nos Cursos de Pedagogia? A Ética é ensinada nos Cursos de Pedagogia? Para discorrer sobre estas questões, a dissertação foi dividida em 9 capítulos, contando com a Introdução e a Conclusão. Vale destacar aqui dois capítulos que trouxeram importantes reflexões resultantes da pesquisa de campo: Presença da Disciplina Ética nas instituições de ensino superior e A pesquisa com os alunos e as alunas da FaE/UEMG. No primeiro, a mestranda analisou a presença ou a ausência da Disciplina Ética na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia, investigando os sites das Instituições de Ensino Superior (IES), a fim de verificar se o estudo da Ética e/ou os debates éticos estariam presentes na formação docente. No segundo, discorreu sobre o Curso de Pedagogia da FaE/UEMG e apresentou a pesquisa realizada com os alunos e as alunas do 8º período, bem como os resultados obtidos com as respostas aos formulários aplicados, seguidos da análise dos dados.

    Entre as muitas reflexões trazidas pelo trabalho, a mestranda concluiu que as IES que oferecem o Curso de Pedagogia em Belo Horizonte, em sua maioria, apresentam no desenho curricular a Disciplina Ética, autônoma ou em conjunto com outros ramos do conhecimento, ou o debate ético, como a demonstrar que os cursos que formam o/a Pedagoga/a têm preocupação com a dimensão axiológica dos princípios da vida em coletividade. A análise das respostas das alunas e alunos da FaE/UEMG mostrou que elas e eles acreditam na necessidade da presença da Ética, não só na formação docente do/a Pedagogo/a, mas também na formação de qualquer profissional. Dessa forma, a mestranda deixou registrado que uma coisa é você estudar a Ética ou ensinar que a Ética é importante e outra é você ser ético/a, é você manter coerência, em suas relações de vida, com os seus pensamentos de solidariedade, de honestidade, de justiça, de cidadania, para uma sociedade melhor.

    Também participou da banca, além do orientador, professor José de Sousa Miguel Lopes e da Professora Terezinha Rios, o professor Dr. Laurici Vagner Gomes, da UEMG. Também estiveram presentes na defesa, familiares e amigos/as que ouviram da banca que o relatório foi muito bem escrito, ressaltando a bela apresentação e as ilustrações presentes na dissertação (a arte foi usada como um recurso que embelezou o trabalho e confirmou o aspecto autoral). Destacaram, também, a relevância do tema e elogiaram a elevada qualidade do relatório, tendo sido aprovado.

    Ao final, o orientador agradeceu as valiosas contribuições da Professora Terezinha e do Professor Laurici, direcionou palavras de incentivo à sua orientanda e agradeceu pela presença dos familiares e amigos/as.

    Em breve, poderão consultar a dissertação neste site!

    © 2024 UEMG