PROFESSORAS DO PPGE-UEMG PARTICIPAM DE ATIVIDADE INTERNACIONAL - CÁTEDRAS ABIERTAS

Nos dias 13 e 14 de abril de 2021, professoras do Mestrado em Educação e Formação Humana e da Faculdade de Educação da UEMG participaram de duas Cátedras Abiertas Internacionais, oferecida pela Universidad de San BuenaVentura, da Colômbia, na plataforma Zoom. A UEMG está fechando convênio com esta Universidade estrangeira, cujas ações poderão ser estendidas a todos os cursos e unidades. A proposta desse convênio teve início por meio de contatos estabelecidos entre uma egressa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UEMG e uma professora do curso de Direito, da unidade da San BuenaVentura, situada em Medellin.

A participação de docentes do PPGE nas Cátedras Abiertas foram as primeiras atividades resultantes dessa parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais e a Universidad de San BuenaVentura. No dia 13, o tema da Cátedra foi Educação e Direitos Humanos: diálogos com Paulo Freire, com a participação das professoras Aline Choucair Vaz e Santuza Amorim da Silva. Na sequência, no dia 14, o tema foi Por um humanismo latino-americano: provocações a partir de Paulo Freire, com os professores Daniel Ribeiro de Almeida Chacon e Karla Cunha Pádua. A referência a Paulo Freire deve-se às comemorações do seu centenário de nascimento, que ocorrem durante todo o ano de 2021.

Em cada um desses dias, a atividade contou com mais de 100 participantes, as palestras foram proferidas em português, com tradução para espanhol, realizada por uma professora brasileira.

As tratativas entre as duas universidades seguem em busca de pontos comuns de interesse para elaboração de planos de trabalhos exequíveis e produtivos para ambas as instituições.

Clique aqui para ver a programação completa.