NARRATIVAS JUVENIS EM TEMPOS DE AFASTAMENTO SOCIAL

PPGE33

Egressa do Programa de Pós-programa em Educação e Formação Humana, da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE-UEMG), durante o afastamento social, dá continuidade ao projeto de escrita criativa em educação básica em parceria com o grupo Polis & Mnemosine – Cidade, Memória e Educação.

Proposto pela professora Aline Dayanne Caetano (PUC) e pela egressa Maria Alice de Souza (UEMG), ao longo do ano de 2019, o projeto Narrativas Juvenis, desenvolvido com um grupo de alunos do ensino médio da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, tem seu primeiro volume concluído.

Na continuidade da proposta, em 2020, com a pretensão de compreender o mundo a partir dos próprios sujeitos, o projeto Narrativas Juvenis, por meio de crônicas, propõe relatar as experiências vividas durante o período de afastamento social. Assim, os jovens escritores iniciaram sua produção, narrando momentos do cotidiano em tempos de pandemia.

Neste momento de fragilidade, as oficinas estão sendo realizadas remotamente pelas mídias sociais. Os encontros online acontecem semanalmente e têm tido momentos de grande aprendizado quando os alunos compartilham suas experiências, seus textos e fazem leituras de outras obras.

Publicado em: 16 JUL 20