HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS: EGRESSA DO PPGE-UEMG DESENVOLVE AÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA, EM PARCERIA COM INDÍGENA CARAJÁ

PPGE32

A egressa Jacqueline Castro Gonçalves, vem desenvolvendo uma série de ações interculturais na escola em que trabalha, para divulgação das Histórias e Culturas Indígenas no Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal. As ações pedagógicas visam a aproximação e apoio à causa indígena, em cumprimento da Lei Federal número 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Essa professora tem agora um novo apoiador: o educador social, compositor, poeta do cotidiano e graduando em antropologia, Eni Carajá Filho, da etnia Carajá. Esse povo indígena Iny, do tronco Macro Jê, é originário da Terra Indígena Santa Isabel do Morro, localizada no município de Morro da Confusão, Ilha do Bananal, estado do Tocantins. Devido a situação de Pandemia, os contatos tem ocorrido via whatsApp, quando foram coletadas narrativas indígenas sobre a temática antropofagia, e o poeta apresenta seus textos a fim de que sejam divulgados, tão logo seja possível, por meio de nossos projetos pedagógicos.

Publicado em: 14 JUL 20