Contraste |
| |

    PPGE - UEMG

    MESTRANDA DO PPGE DISCUTE O FILME “DEMOCRACIA EM VERTIGEM” EM COLÓQUIO NA FAE-UEMG

    PPGE24.jpg

    Thelma Yanagisawa Shimomura, mestranda do PPGE-UEMG, no dia 23 de outubro de 2019, participou do II Colóquio “As séries de TV: diálogos com Literatura, Filosofia Educação”, apresentando o trabalho Vertigem em coautoria com os/as professores/as José de Sousa Miguel Lopes e Cirlene Cristina de Sousa.

    O trabalho teve como objetivo relacionar os avanços e retrocessos democráticos e o investimento na área da educacão brasileira. Para tanto, partiu-se do documentário Democracia em vertigem, de Petra Costa (2019), ressaltando algumas reflexões da cineasta sobre a história e o contexto político para relacioná-lo a dados estatísticos do IBGE, UNESCO e Varieties of Democracy sobre gastos com educação e qualidade da democracia. O período da análise abarcou do governo  Goulart à Bolsonaro. Na apresentação, Thelma destacou algumas políticas públicas importantes de reparação social, como o Plano Nacional de Alfabetização (1964) e a Lei nº 11.645/2008, em contraposição ao atual corte de verbas na educação.
    Parabenizamos a mestranda Thelma, que trabalha há 10 anos com pesquisas sobre ditadura e direitos humanos, por sua coragem em discutir esse tema polêmico e sensìvel, no atual contexto político do nosso país.

    PUBLICADO EM: 26 NOV 19

    © 2024 UEMG