NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Egressa do Programa de Pós-programa em Educação e Formação Humana, da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE-UEMG) desenvolve projeto na educação básica em parceria como o grupo Polis & Mnemosine – Cidade, Memória e Educação.

Essa parceria teve início na disciplina interinstitucional Narrativas na Pesquisa Educacional e resultou no projeto desenvolvido pelas professoras Maria Alice de Souza e Aline Dayane Caetano, na Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, regional Nordeste de BH. A proposta se fundamenta na ideia de pensar a educação a partir da experiência e do sentido, ousando convidar estudantes do ensino médio a narrarem suas experiências escolares e suas vidas singulares.

Entre as atividades desenvolvidas nesse semestre destacou-se a participação dos jovens na mesa-redonda “A construção de narrativas numa perspectiva emancipatória”, que aconteceu no dia 12/09 na FaE-UEMG, com o palestrante Bruno Sena Martins, da Universidade de Coimbra, promovida pelo PPGE, em parceria com o grupo Polis & Mnemosine.