BLOG “NAVEGAÇÕES NAS FRONTEIRAS DO PENSAMENTO” DO PROFESSOR DR. JOSÉ DE SOUSA MIGUEL LOPES COMEMORA 8 ANOS DE EXISTÊNCIA, COM SUCESSO!

PPGE13

Nas palavras do professor Dr. José de Sousa Miguel Lopes, “o Blog surgiu numa turma de 8 alunos do  Mestrado em Educação da FaE/UEMG que frequentava a disciplina optativa “Fronteiras do pensamento”. A ideia inicial era não apenas colocar textos dos vários campos do saber mas também as próprias produções dos alunos da turma e de mim próprio, o professor da disciplina. Chegamos a produzir e a postar no Blog, inclusive, um texto escrito em várias mãos. Os alunos apenas participaram nos primeiros 3 meses da existência do Blog. Com o avolumar das tarefas do mestrado, os alunos não mais participaram ficando apenas eu a gerir o Blog, tarefa que desempenho sozinho nos últimos 7 anos e 9 meses! Das minhas produções que estavam dispersa na internet, 88 estão agora concentradas no Blog. Ele tem sido um valioso instrumento de pesquisa para os meus alunos e para inúmeros leitores do Brasil e de várias partes do mundo. São cerca de 14 mil postagens até ao momento, abarcando quase todos os campos do saber (Educação, História, Filosofia, Antropologia, Artes) e temáticas mais específicas como gênero, africanidades, racismo, ciência, pesquisa.”

Blog tem uma repercussão internacional, com acesso de vários países:

País Número de acessos
    Brasil 208040
    Estados Unidos 89343
    Portugal 43495
    Alemanha 40176
    Noruega 35041
    Rússia 20384
    França 13076
    Moçambique 7367
    Ucrânia 5440
    Polônia 4798

Para acessar o Blog, clique aqui.