Mestrado em Ciências Ambientais tem projeto e bolsas aprovadas pela CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEMG, coordenado pelo prof. Dr. Gustavo Henrique Gravatim Costa, teve projeto aprovado para financiamento pelo "Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação – Parcerias Estratégicas nos Estados", da CAPES.

A Chamada foi realizada por meio do Edital CAPES nº 18/2020, que tem por objetivo apoiar os Programas de Pós-Graduação emergentes e em consolidação em áreas prioritárias nos estados, e do qual participaram as diversas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. O projeto submetido pela UEMG à FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) foi aprovado tanto nas instâncias estadual quanto federal.

O projeto de pesquisa, de título "Produção de Biomassa de Cana-de-Açúcar: técnicas sustentáveis de cultivo, biomassa para energia e produção de etanol", está inserido no projeto criado pela FAPEMIG denominado "Fontes de Energia Renováveis", que será desenvolvido em conjunto com seis Universidades Federais mineiras.

A aprovação resultou na concessão, pela CAPES, de três cotas de bolsas de Mestrado para o Programa, além de uma verba de custeio no valor aproximado de R$ 32.400,00. Das 7 Instituições de Ensino Superior mineiras aprovadas na Chamada, entre 41 concorrentes, a UEMG foi contemplada com o maior número de bolsas de Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, ofertado em parceria da UEMG e com a Universidade Federal de Ouro Preto, também teve projeto aprovado na mesma Chamada, tendo sido inserido no projeto da FAPEMIG sob o título "Cadeia Mínero-química do Lítio".