Contraste |
| |

    PPGARTES

    LABORATÓRIO DE POÉTICAS FRONTEIRIÇAS NO DIA MUNDIAL DA PRESERVAÇÃO DIGITAL 2020

    gobi

    O Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LabFront), grupo de pesquisa credenciado pela UEMG no CNPq, participa do

     

    DIA MUNDIAL DA PRESERVAÇÃO DIGITAL
    (05 de Novembro)

     

    PRESS RELEASE

     

    O professor Dr. Pablo Gobira representará o Laboratório de Poéticas Fronteiriças no Dia Mundial da Preservação Digital 2020, evento que ocorrerá dia 05 de novembro de 2020, promovido pela Associação Internacional "Digital Preservation Coalition", Rede Cariniana/IBICT e Grupo de pesquisa Dríade (IBICT/CNPq).

    O Laboratório de Poéticas Fronteiriças - Lab|Front é um grupo de pesquisa, de desenvolvimento e inovação que se propõe problematizar as/nas fronteiras. O Lab|Front busca consolidar uma área de pesquisa - produção artística e teórica - nas diversas fronteiras: dos saberes, das linguagens artísticas, do conhecimento científico e tecnológico. Como grupo que estuda/pratica o que está na fronteira, elege a estratégia de reconhecer e estudar conflitos existentes nesses fronts. O Lab|Front se ocupa do que é gerado (produzido, provocado, construído, escondido, criado etc.) nas bordas e através delas. Ocupa-se dos conflitos próprios na construção dos saberes e das linguagens: no conhecimento do ser humano (e seu corpo), do território (das ecologias diversas das cidades e seus espaços urbanos), do jogo (e a “gamificação” da vida), da arte (e a “arteficação” da vida) dentre outros campos e conflitos gerados em lugar fronteiriço.

    O evento realizado pela Associação Internacional “Digital Preservation Coalition” e pela Rede Cariniana (IBICT), o Dia Mundial da Preservação Digital 2020, tem como objetivo, com o tema "Digits: for Good", conectar a comunidade de preservação digital e celebrar o impacto positivo que a preservação digital teve em um ano que viu uma dependência repentina e global de informações e infraestrutura digital. E acontecerá durante o dia todo em 5 de de novembro de 2020, tendo início às 8h da manhã até às 19:30, no horário de Brasília. Será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Rede Cariniana (https://www.youtube.com/channel/UC7pJ4CrMcF7WVYsWjic-nsg/featured ).

    Toda programação pode ser encontrada na página oficial do evento: https://cariniana.ibict.br/index.php/noticias/414-world-digital-preservation-day-2020

    A participação do prof. Dr. Pablo Gobira tem como título “A insuficiência das técnicas clássicas de preservação digital para a conservação estética das artes digitais”. Nela, o pesquisador tecerá considerações acerca dos métodos clássicos de preservação digital dos objetos digitais vistos da perspectiva da preservação digital das artes e das artes digitais. A participação será às 11:30 (AM).

    © 2024 UEMG