Contraste |
| |

    Aproveitamento de Resíduos Agrícolas e Industriais

    Créditos: 2
    Docente: Stefania Lima Oliveira Metzker

    Ementa: O que é resíduo? Classificação dos resíduos. Principais resíduos agrícolas e industriais. Caracterização física e química dos resíduos. Técnicas alternativas de utilização dos resíduos no contexto do desenvolvimento sustentável. Aproveitamento dos resíduos em diferentes tipos de produtos. Estudos de caso. Normas técnicas.

    Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos sólidos: classificação. Rio de Janeiro, 2004. 
    BARROS, R. M. Tratado sobre resíduos sólidos: Gestão, usos e sustentabilidade. Rio de Janeiro: Interciência, 2012. 
    BRASIL, A. M.; SANTOS, F. Equilíbrio ambiental e resíduos na sociedade moderna. São Paulo: FAARTE, 2004. 
    CARASCHI, J. C.; LEÃO, A. L.; CHAMMA, P. V. C. Avaliação de painéis a partir de resíduos sólidos para aplicação na arquitetura. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 19, n. 1, p. 47-53, 2009. 
    LUCAS, D.; BENATTI, C. T. Utilização de resíduos industriais para a produção de artefatos cimentícios e argilosos empregados na construção civil. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v. 1, n. 3, p. 405-418, 2008. 
    OLIVEIRA, S. L. Painéis aglomerados de bagaço de cana de açúcar: Caracterização visando ao uso na indústria moveleira. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Madeira) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. 
    SPADOTTO, C.; WAGNER, R. Gestão de resíduos na agricultura e agroindústria. 1. ed. Botucatu: Fepaf, 2006. 
    TEIXEIRA, M. G. Aplicação de conceitos da ecologia industrial para a produção de materiais ecológicos: o exemplo do resíduo de madeira. 2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento e Tecnologia Ambiental no Processo Produtivo) – Escola Politécnica, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005. 
    TORRES, G. A.; TARIFA, L. R. M. Aproveitamento de Resíduos Agrícolas. Dossiê Técnico, Universidade de São Paulo – USP, 2012.

    © 2024 UEMG