Créditos: 2
Docente: Osania Emerenciano Ferreira e Taís Arthur Corrêa
Ementa: A disciplina objetiva apresentar aos alunos o cenário da universidade como instituição especializada no ensino, desde sua organização estrutural até os fundamentos de do processo de ensino e aprendizagem. Serão apresentadas metodologias de ensino utilizadas, ferramentas de auxílio no ensino, organização do trabalho pedagógico, e trabalho com situações problema.
Bibliografia: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2018 260p.
CANDAU, V. M. A didática em questão. 33. Ed. Petropolis: Vozes, 2012, disponível emhttps://pedagogiafadba.files.wordpress.com/2013/08/a-didc3a1tica-em-questc3a3o.pdf
DALBEN, A. I. L. F. Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MOURA, M. A. Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2012. 277 p.
SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 153 p.